The GHANA Blog


Autores

Rosiane Spredemann, 27 anos, quer aprender bem inglês, receber influências da arte africana para aplicar em seus quadros, conhecer este país e cultura totalmente diferentes de tudo o que convencionalmente conhecemos.

 

 

Marco Aurelio Schaumloeffel, 31 anos, veio para Gana como enviado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, trabalha como leitor brasileiro para a língua portuguesa, literatura, civilização e cultura brasileiras na University of Ghana (Ghana Institute of Languages) e organiza atividades culturais na Embaixada do Brasil em Gana.


P.S.: estes textos são escritos espontaneamente, não tente achar grande coesão entre as partes. Português coloquial. Erros de digitação e frases incompletas, em forma de idéias em elaboração são normais. Textos escritos por Rosiane estão em vermelho e por Marco Aurelio em azul escuro (a escolha das cores é meio óbvia, não!?!). Para ver melhor este site, configure seu monitor para 1024 X 768 True color.


Páginas anteriores:



          Incluído dia 28.06.2005         


Blog número 37. Voltamos depois de um bom tempo sem sinais de fumaça. No dia 20.06. a Rosiane viajou de férias para a Alemanha e eu ainda estou aqui até o início de julho. Como ela deixou um texto comigo e agora tenho um tempinho, vamos ao blog!

“O Triângulo das girafas”. Aqui tenho uma amiga que gosta muito de girafas, então pintei a amizade. Meus amigos estão sempre comigo mesmo com toda a distância. Uns caminham para um lado, outros vão para o outro, mas a união permanece.

Uma história interessante: a caminho da Embaixada, sempre passo por um hospital chamado “37 Military Hospital”. Em frente ao hospital há árvores enormes, povoadas por milhares de morcegos, que fazem um barulho infernal, ficam pendurados em cachos e sujam a avenida toda com suas fezes. Eles gostam muito de comer as folhas daquelas árvores, por isso já ficam perto da fonte. Para a presença dos morcegos naquele local há uma explicação “mitológica” no Gana. Dizem que antes deles pararem naquele local, os bichos ficam em um vilarejo longe de Accra. Certo dia, o chefe (rei) daquele vilarejo, que ostentava o título “real” de Ókyehene, adoeceu e teve de ser levado ao hospital  militar “37”. imediatamente os morcegos acompanharam seu rei. Como ele veio a falecer no hospital, os morcegos nunca mais viram “seu chefe” sair de lá, motivo pelo qual ainda estariam no local esperando o chefe recuperar-se e voltar para o vilarejo. Aqui uma foto dos morceginhos fiéis ao sei rei:

Espadas. Retratei 3 espadas usadas em ceremoniais reais. A espada real significa o nível social do clã, grupo ou Estado, em termos de poder, riqueza e atitude. Na tribo dos Akans, a espada ceremonial é presenteada a um grande guerreiro que se aposentou. Serve então, de reconhecimento da sua bravura e devoção ao seu Estado e a partir daí ele virá a ser um “chefe dos guerreiros”.

Quando Savina ainda estava aqui fomos junto com Cyprus conhecer uma praia muito bonita chamada Beyin. Que fica a 374km de Accra. Lá perto tem um bairro só de refugiados do Níger, são pessoas bastante simpáticas. Uma delas me deu pequenos peixinhos inteiros, fritos no óleo de côco. Achei saboroso. Na praia existe um forte chamado  Fort Apollonia, construído pelos britânicos. Bem conservado. Visitamos também pessoas que moram em palafitas numa vila próxima, precisa-se alugar um barco com guia para chegar lá.

Participamos de algumas festas nos últimos tempos. Em uma delas, fomos ao aniversário de Claude, um suíço-ganense. Lá nossos amigos suíços Franziska e Etienne resolveram “avacalhar”. Vejam só o resultado, que conseguiram junto com o libanês Subhi: colocaram os cabelos loiros da Rosiane em mim, fizeram penteados etc.

 

o amigo David

com Subhi

Franziska e Etienne

Em outra festa, dessa vez de despedida da Rosiane, o amigo Karl fez uma feijoada na casa dele. Vejam algumas fotos:

Também nossa amiga Carmen convidou-nos para um almoço de despedida. Na Foto estão (da esq. para a dir.) Rafael (filho da Carmen), eu, a Ro, Carmen e Octávio com seu filhote “Polaco”, já plenamente integrado à família.

Fotos da minha vernissage aqui no Goethe Institut, foi tudo muito bonito. Fiquei feliz, apesar de no dia estar me sentindo péssima devido a uma malária que não consegui evitar. Os sintomas são horríveis. Fiz um bom tratamento e no momento me sinto ótima.

No dia 06.06 foi a abertura da primeira exposição da Rosiane, que foi muito legal. Ela teve o apoio da Embaixada e do Instituto Goethe, que cedeu as instalações para o evento. Para ver o convite da Exposição, visitem o site a Embaixada. Vejam algumas fotos daquele dia:

O nome dessa tela é “reprodução”. Acho fascinante o funcionamento do corpo humano.

Na última edição de “Ovation West Africa”, uma espécie de “Caras” daqui (vejam só o nível! Por favor, sem comentários maldosos... ) há algumas fotos da visita do Presidente Lula. Tanto a Ro quanto eu saímos. Agora só estou esperando ser convidado para o Castelo ou a Ilha de Ovation... ;-))

Há dois domingos fomos em um bar na beira-mar chamado “Next Door”. O cantor da banda que estava tocando lá “se amarrou” na Rosiane, tanto que até fez pose para fotos:

Semana passada tivemos a “II Semana Brasileira de Filmes”. Foi muito legal, o público compareceu em grande número e gostou. Muitos ficam interessados pelos Brasil e fazem perguntas de toda espécie, das mais intelectuais às mais inocentes (p.ex. há negros no Brasil?). Para o programa completo da semana, veja o site da Embaixada. A seguinte reportagem saiu sobre aquele dia no jornal Daily Guide (dia 23.06.2005):

Mais uma foto do Mickey.

Dia 20 de junho estou partindo de Ghana, meu coração está apertado, mas a vida é assim...

Para os curiosos: nossa situação continua indefinida, será resolvida só quando já estivermos de férias no Brasil. Então... não sabemos se este foi o último “Ghana Blog” ou não. Se não voltarmos com o “Ghana Blog”, prometemos voltar, quem sabe, com um “Barbados Blog” ou um “Argentina Blog”....

Em breve mais.... escrevam !!!


Páginas anteriores: