The GHANA Blog


voltar


          Incluído dia 27.04.2004         


O nome dessa tela é  “Conquista. Detalhes no todo”. Pintei uma mulher quando está querendo agradar e paquerar por aqui. Elas usam essas correntinhas sedutoras ao redor da barriga e também é um sinal de que são mulheres de respeito. Também esse cabelo em forma de minhoquinha é um sinal de que estão dispostas a paquerar. Para mim esse povo é simplesmente lindo e original. Quase tudo que eles fazem tem um significado, desde as roupas que usam, até os pertences dentro da casa.

Ao sul da cidade de Kumasi (38 km) há um lago chamado Bosumtwi. Ele é formado a partir de uma cratera vulcânica, tem mais ou menos 30km de circunferência, é o maior  e mais fundo lago natural de Gana, chegando a 86m de profundidade no centro. Tirando aqueles que querem ganhar dinheiro sem fazer nada, o lugar é interessante, realmente dentro de um buraco, pois é cercado por montanhas (a continuação da cratera), que chegam a 400m de altura. Ele tem um significado especial para o povo Ashanti: eles acreditam que depois da morte, suas almas vêm para o lago para despedir-se de seu deus Twi.

Se tudo der certo estaremos de mudança para nossa residência definitiva no sábado dia 1° de maio... dia da morte do Airton Senna. Na rádio BBC ouvimos um programa em homenagem a ele. Deu saudades de quando era empolgante assistir às corridas e torcer do início ao fim...

As pessoas aqui têm uma forma diferente de se cumprimentar. Dão a mão direita e, no final, ao separarem as mãos, dão um estalido com os dedos (o do meio contra o dedão). Além disso, sempre deve-se cumprimentar as pessoas, que estão em uma roda ou um grupo, da direita para a esquerda, sem distinção de idade, sexo ou status social.

No Sábado fui assistir um grupo de dança local que fez uma apresentação junto com uns alunos de dança dos EUA, a mistura das duas danças bem diferentes ficou super legal. Os africanos tem uma flexibilidade corporal íncrivel.

Mundo afora, há vários métodos para derrubar uma árvore. Um deles é cavar com picaretas em volta dela, durante um dia inteiro, até ela cair, eis a prova:

Na semana passada, assistimos um concerto de um estilo de música típica da Nigéria chamado Afro-Beat, que é uma mistura de melodias e ritmos africanos, misturados com jazz e soul. Este estilo foi inventado nos anos 60 por um nigeriano famoso chamado Fela Kuti. Fela fazia de seus show verdadeiros manifestos contra a corrupção, contra a brutalidade da polícia e de críticas ao governo. Em conseqüência disso, ele foi várias vezes preso. Os shows de Afro-Beat podem durar até 3 horas, sem intervalos para a banda, consistindo, às vezes, de apenas 2 a 4 músicas. Dá para imaginar ? É que as músicas são longas, mas os temas não são repetitivos. Vimos uma banda muito conhecida atualmente, a do músico Seyi Solagbade.

Estranhei que algumas pessoas nas ruas me chamam de Akosua. Parei para conversar com uma moça que também falou: “Hello Akosua”. Perguntei a ela o que significava e ela me disse que Akosua era o meu nome porque nasci no domingo. Aqui as pessoas tem o nome conforme o dia da semana que nascem. Legal é que meu dia realmente é o Domingo. Segue a lista de nomes conforme o dia da semana e sexo:

Dia

Masculino

Feminino

domingo

Kwasi

Akosua

segunda-feira

Kwadwo

Adwoa

terça-feira

Kwabena

Abena

quarta-feira

Kwaku

Akua

quinta-feira 

Yaw

Yaa

sexta-feira 

Kofi

Afia

sábado

Kwame

Amma

Descobri um programa de rádio hilário. Pode-se rir por 30min sem parar. O locutor é do estilo meio louco, faz críticas políticas e fala um inglês na versão absolutamente local, quase impossível de ser relacionado com o inglês standard, preciso gravar para poder levar pelo menos um programa dele para o Brasil.

Durante a semana, o site do Curupira Ambiental publicou um pequeno artigo meu de nome “O tratamento dado ao lixo em uma grande cidade na África”. Quem tiver interesse, pode lê-lo clicando aqui.

Adinkra XVI

Para entender o que esta série está explicando, veja seu início no dia 01.12.2003.

ADENKYEM GWA: O banco do crocodilo. O crocodile tem um peixe na boca. Usado como suporte de relicário quando pretence a alguém do clero.

KRADO GWA: O banco do cadeado. Usado por chefes de tribo e lingüistas (intermediário na conversa do chefe com seus súditos). Tem semelhança com o banco do Manponghene (rei de Manpong).

ATUDURU KWADOM GWA: O banco do barril de pólvora.

SANKOFA GWA: ‘Retorne para pegar alguma coisa’. Um dos poucos bancos proverbiais. O pássaro que aparece talhado é usado no adinkra e como símbolo para pesar para ouro.

NYANSAPOW GWA: Sabedoria (nó cruzado). Só os sábios sabem desfazer o nó da sabedoria.

 

Em breve mais.... escrevam !!!

 

voltar