The GHANA Blog


voltar


          Incluído dia 20.04.2005         


Estamos de volta! Ultimamente não tivemos tempo para atualizar o blog, mas hoje estamos publicando dois de uma vez! Este aqui está bastante pesado, por isso pode levar um tempinho para carregar totalmente. É legal ver as pessoas reclamando e escreverem que estão com saudades do blog! A visita do Presidente Lula deu muito trabalho, mas valeu a pena. Temos muitos materiais, selecionamos alguns, que colocamos em um site extra, exclusivo sobre a visita do Presidente Lula ao Gana. Este site pode ser lido ao clicar aqui.

 

Com os amigos Sara e Cyprus conheci a região de Akosombo, onde se localiza o maior lago artificial do mundo chamado “Volta”. A região é organizada e bonita. Visitamos também uma das vilas da região.  Cyprus sempre leva material escolar para as crianças, que ficam muito felizes quando alguém aparece para conhecê-las.

Essa é a foto da escola onde as crianças estudam e essa outra tirei das alunas a caminho de casa.

Menina cozinhando “banku”.

 

O nome dessa tela é “Adão pensando em Eva”. Qual seria a fisionomia de Adão? Difícil imaginar. Para mim aqui na África ele poderia ter sido assim...

“Presente de casamento”. Aqui em Ghana e também outros países da África quando um homem pretende casar com uma mulher, ele precisa pagar um dote. Os pais da noiva também fazem suas exigências. Dependendo da condição financeira o noivo paga bastante caro. No meio da tela pintei esse amuleto que representa proteção, e é um dos presentes dados à noiva pelo futuro marido. Ao lado do amuleto pintei a infância, adolescência e fase adulta. Cada uma contribui para sermos o que somos “hoje”. Nas cores também há um crescimento de tonalidades.

"A música no meu olhar". Trabalho muito com a forma visual e vejo o mundo através desta. É a forma de comunicação que eu melhor entendo. Acho que é por isso que também prefiro ler e escrever do que falar...

África”. Muita coisa ainda é bastante primitiva por aqui e por isso mesmo interessantíssima. Aqui podemos dizer que a lógica é ilógica.

 

 

Nos últimos tempos escrevi mais alguns artigos para o Jornal Daily Graphic, o de maior circulação no Gana. O primeiro, publicado em 02.04.2005 é sobre um artigo mais aprofundado, em relação a um do ano passado, sobre as palavras do português nas línguas faladas no Gana:

Este artigo aqui, foi publicado num jornal de esportes chamado “Graphic Sports” em 08.04.2005:

 

 

Já este, que anunciava a vinda de Lula e explicava um pouco da história dos Tabom foi publicado em 11.04.2005:

É muito comum que as pessoas urinem e façam outras necessidades nas ruas, um costume que aos poucos começa a ser condenado, tanto que há uma propaganda na televisão em que um mendigo bate em um senhor muito bem vestido que está “pintando” um muro. É normal ver mulheres de vestido abrirem as pernas sobre um bueiro e produzirem “uma cascata” ou homens tirando seu “instrumento”, mesmo virados de frente para a rua para agirem como “bombeiros”. Alguns moradores ficam irritados com as atitudes dos outros, tanto que há avisos em muros que ameçam multar os transgressores, como este aqui:

A Rosiane virou pop-star, apareceu no jornal Daily Guide, para matar a curiosidade, visite o site especial sobre a visita do Presidente Lula.

O Governo do Brasil anunciou o apoio definitivo à restauração da Brazil House, a Casa Brasil, uma das primeiras casas construídas pelos Tabom quando voltaram para cá. Fico muito feliz com a idéia. Assim haverá um centro de cultura dos Tabom e do Brasil em Acra. Além do Governo do Brasil, a Coral Tintas daqui também contribuirá no projeto. Veja o recorte de jornal dessa semana. O cara do meio chama-se Luís Carlos. Ele é de SP, mas vem duas vezes por ano para cá. Ele grava comerciais para a Coral e sempre aparece na TV. Tornou.-se famoso no Gana. É muito engraçado sair com ele pelas ruas, pois todo mundo sabe quem ele é.

 

Mickey n° 8.

 

Já estamos nos preparando para voltar ao Brasil, já que em setembro termina o contrato inicial de 2 anos. A previsão é voltarmos em julho, quando começam minhas férias. Há algumas pressões para que a gente fique mais tempo, pois na embaixada gostam muito do nosso trabalho, vamos ver o que resolvemos nas próximas semanas.

 

Em breve mais.... escrevam !!!

 

voltar