The GHANA Blog


voltar


          Incluído dia 24.11.2003         


 

Na cantina do instituto de línguas, experimentei também “Banku”, que é feito de pasta de milho e mandioca fermentadas e depois cozidas juntas, fica bem grudento.  Eles comem usando apenas a mão direita. O esquema é pegar um pedacinho da “goroba”, fazer uma bolinha e passar no molho superpicante. Tem um gosto bem azedo, não gostei. Estou curiosa para provar o tal do fufu que dizem ser bom.

Há algum tempo prometi escrever sobre os Trotos. Só agora tenho tempo para isso. Troto é uma denominação ganesa para o que os cariocas chamam de “perua” ou os curitibanos de lotação, geralmente feita com os carros Besta. Aqui os Trotos são os mais variados e engraçados. Muitos carregam passageiros, sempre mais do que a quantidade de assentos. Outros carregam mais do que isso : animais, cargas amarradas atrás no capô (isso mesmo!), amarrações que revelam verdadeiros estudos de engenharia. Numa cidade enorme não há um sistema de transportes coletivos. Isso é incrível, mas existe ! Em Accra (muitos dizem ter 3 milhões de habitantes, mas em algumas enciclopédias pode-se ler dados confusos que vão de 1,1 milhões a 2,5 milhões...). Aqui há trens que partem para a cidade Kumasi (cidade grande a 5 horas de carro daqui), alguns ônibus entre as maiores cidades e o resto é feito de táxi ou de troto, ou seja, pela iniciativa privada. Para ser e ter iniciativca privada, basta ter um carro que com placa amarela. Este ao lado é um troto normal, um dia ainda vou tirar fotos de trotos carregados com todas as cargas possíveis. Observe que nessa foto, tirada por Rosiane, as pessoas estão correndo para pegar o troto que já está lotado...

Semana que vem teremos feriadão (05.12.2003), é feriado nacional por causa do Farmers Day (Dia do Fazendeiro), iremos para Cape Coast e para uma praia chamada Busua, que dizem ser muito legal.

Essa foi uma semana cultural. Sábado (dia 22.11.2003) fomos para o show do nigeriano Tony Allen, que iniciou com Fela Kuti a nova batida africana, com misturas de jazz, afrobeat, high life, juju, reggae etc. Na terça fomos ao show do Markus Fleischer Quartett, que lançou por aqui seu CD “Let´s call it a day”, bem famoso no meio do jazz atual alemão. Abaixo uma foto do show de Tony Allen:

Na terça fui visitar junto com o rei da tribo Tabon a casa que abrigará futuramente a Brazil House. Sobre essa tribo e sobre a casa falarei mais detalhadamente em breve. Estou iniciando um projeto com esse grupo, o que resultará num trabalho interessante...

Vemos bastante seminus masculinos. Sábado, andando em plena auto estrada, vimos um completamente nu. Esses tipos são figuras muito doidas, parecem homens das cavernas, eles parecem andar sem rumo, com cabelos onde os piolhos devem fazer a festa.

Depois de 8 semanas aqui ainda estamos um pouco surpresos cada vez que encontramos pessoas adultas miseráveis caminhando nuas nas beiras das auto-estradas. Ver crianças nuas na praia jogando bola ou tomando banho, por outro lado, parece bem normal e inocente.

Conheci o jardim botânico que fica em “Aburi”, a 45 km de onde estamos, achei bonito. Em Aburi existem muitos artesãos, eu mais uma vez fiquei babando com a arte deles, compramos duas máscaras. Marco é um ótimo negociador, sempre consegue grandes descontos para as coisas que compramos nas ruas.

Esse é artesão de quem compramos as máscaras...

... e essas são as "arvorezinhas" de Aburi.

 

Michelle: Rosiane, tenho uma curiosidade! O absorvente aí é a mesma coisa?? Já conseguiu ir a praia de biquini?

É querida amiga, ser mulher sempre tem algumas preocupações a mais. Absorvente por enquanto só vi nos 2 grandes mercados, são importados e o preço é um absurdo. Para você ter idéia o preço do “Always” transformado em reais fica em torno de R$18,00. Aqui o negócio é comprar as coisas quando estão em promoção. Os produtos em geral são muito mais caros.

Eu já tive coragem de usar biquini até na praia de Kokrobite onde os brancos quase não vão. Veja a diferença de trajes... Essa é uma foto comparativa onde dá para ter uma boa noção....

Já nem sei mais o que é tomar banho com água quente. Aqui não temos chuveiro elétrico. Além de ser bom para a pele, não é necessário ter água quente. Tudo o que se quer ao chegar em casa é tomar um bom banho frio.

Em breve mais.... escrevam !!!

voltar