A Interferência do Português na Variedade Dialetal Hunsrück Falada em Boa Vista do Herval – RS
Este livro pode ser adquirido aqui.
Materiais complementares para download
- Transcrições do corpus: em formato “pdf”, total de 274 páginas, resultado de 13 horas 20 minutos e 52 segundos de gravações com 36 entrevistados.
- Questionários com perguntas-gatilho utilizadas nas entrevistas, frases de controle para serem ditas em DBVH e palavras de controle. Total de 4 páginas.
- Tabelas de seleção e classificação dos 36 informantes. Total de 4 páginas.
- Levantamento bibliográfico dos trabalhos feitos sobre as variedades do alemão no Brasil.Total de 14 páginas.
- “É proibido falar alemão!”, artigo publicado no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, no dia 26.06.1989. Nele um ex-prefeito, o Sr. Derly C. Bassegio, alheio à realidade do Município de Santa Maria do Herval, apesar de ser professor de línguas (português e inglês), afirma que pretende pretende “coibir” o uso do Hunsrück nas escolas, dando orientação para que os alunos sejam ameaçados com castigos, caso não cumpram a determinação.
- Artigo “Die ersten katholischen Bewohner des hintern Teewald”, de Anna Wagner, publicado em 1928 no “Der Familienfreund-Kalender”.
- Artigo sem título, em alemão, com letras góticas, de origem desconhecida, recebido em forma de cópia xérox de um morador de BVH, referente à inauguração da igreja da comunidade evangélica de BVH em 05.10.1924
- Artigo “Interior e sua história” de origem desconhecida, recebido em forma de cópia xérox de um morador de BVH (provavelmente publicado no “Jornal Dois Irmãos”)
- Um dos vários artigos publicados no Jornal Dois Irmãos por Victor Schmitz sobre verbetes do Hunsrück, mostrando a “escrita livre adotada”. Este data de 26 de agosto de 1996 (página 2).
- Cópias de alguns protocolos da Comunidade Evangélica de BVH datados de 1909 e 1910 relatando a criação da comunidade e a decisão de construir uma igreja.
Fotos da comunidade de Boa Vista do Herval em julho de 2004:
1) Foto com vista para a igreja católica (comunidade atrás do morro)
2) Foto com vista para a igreja evangélica de confissão luterana (comunidade na frente do morro)
3) vista geral das Serras do Herval (no vale está Santa Maria do Herval, ao fundo, na outra serra, está São José do Herval)
4) pôr-do-sol de Boa Vista do Herval no inverno
5) pôr-do-sol de Boa Vista do Herval no inverno.
© Copyright 2004-2007 – Marco Aurelio Schaumloeffel – Todos os direitos reservados