The GHANA Blog
Incluído dia 04.01.2005
Estava lendo um livro de artes africanas e me inspirei em uma tribo de Burkina Faso chamada Bobo para pintar essa tela. Eles trabalham muito com figuras geométricas e essa parte redonda que pintei é a máscara mais conhecida de lá. Logo, dei o nome da tela de Bobo (Burkina Faso).
Aqui ainda existem alguns lugares onde são comemorados com uma grande festa certos rituais. Um deles é quando a menina fica menstruada. São raspados os pelos do corpo da moça e ela fica nua e se mostra para o povo, principalmente aos homens, que devem fazer suas propostas se tiverem interesse em casar com ela. A moça também precisa engolir um ovo para que ela se torne fértil. O nome dessa tela é “Pronta para festa”.
Para mim Natal e Ano Novo é sempre um período um pouco triste pois a saudade da famíla no Brasil parece aumentar mais. O Natal passamos na casa de amigos. Foi legal. Teve uma bela ceia com direito a peru recheado com farofa e amêndoas e pato ao molho de laranja. Tudo muito bom, inclusive a companhia. Estávamos em 11 adultos e 2 crianças. Já o Ano Novo passamos na ilha em Ada. Teve uma grande festa com +ou- 120 pessoas. Estava tudo muito bem organizado e foi divertido. Pude dançar bastante, coisa que adoro.
Ano Novo, vida nova! Desejo a todos um ótimo ano de 2005!
Nossa passagem de ano foi muito boa, passamos com amigos em uma ilha de Ada. Tudo estava ótimo. Como não havia lugar para todos na casa de nosso amigo libanês, dormimos em barracas montadas na areia. Foi minha primeira noite de escoteiro na vida! Até que foi bom, ao menos até o momento em que o sol começou a bater na barraca (curiosamente já umas duas horas depois de irmos dormir) e ela virar uma sauna. Aí o jeito foi pegar colchonetes e ir para a sombra de uma árvore. Estas foram algumas das barracas montadas na areia:
E ainda deu tempo para conseguir pegar o último pôr-do-sol de 2004, um verdadeiro presente de encerramento de um ano que foi muito bom para nós:
No final de dezembro assistimos a um show de jazz/afrobeat muito bom. O famoso nigeriano Orlando Julius veio com sua banda a Acra. Shows de afrobeat demoram muito, dão a impressão de que nunca terminam, são um verdadeiro ritual. Uma só música pode durar mais de meia hora, sempre voltando ao tema principal, como já fazia o pai do estilo, Fela Kuti. Um dos temas preferidos do afrobeat é o protesto político engajado, geralmente alguma denúncia de uma injustiça ocorrida com nós mortais. Os músicos do fundo estão vestidos com roupas de estilo Kente, uma homenagem da banda a Gana, pois o Kente é um tecido multicolor típico daqui. Observem na calça personalizada de Orlando Julius suas iniciais “OJ”:
Aqui tivemos muitos feriados nos últimos dias. Nos dias 27 e 28.12 e 03.01. foi feriado por um motivo simples: Natal (25), Boxing Day (26) e Ano Novo (1) caíram em sábados e domingos, dias em que não "pode" haver feriados aqui, de forma que foram transferidos oficialmente para os primeiros dias úteis logo depois do acontecimento. Bom assim, não?!? Ao menos para nós, mortais comuns. Pena que a economia local fica totalmente parada nesse período, gerando perdas imensas.
Essa é uma foto de um "trotro" (como chamam as "bestas/peruas/vans" por aqui) carregado de pessoas e seus pertences, até mesmo um cabrito no alto (último objeto atrás), coisa muito comum de se ver.
A Vice-Cônsul do Brasil aqui em Gana, Sra. Sulamita Glaser, foi condecorada com a Ordem do Rio Branco. A reportagem abaixo saiu no jornal Daily Guide daqui (página 10, dia 21.12.2005). Ela é a senhora que aparece nas quatro fotos. Na da esquerda em baixo apareceu todo o pessoal da embaixada:
Foto do Mickey nº5.
Dando seqüência às minhas observações e fotos sobre propagandas e mídia, apresento hoje mais uma propaganda de “centros de ervas medicinais”. Esta é muito parecida com a anterior, embora apresente, também de forma bem explícita, alguns outros tipos de doenças curáveis com ervas:
Entre Natal e Ano Novo resolvi gravar o finalzinho de um dos “Jornais Nacionais” daqui. O apresentador está vestido de forma tradicional com um pano enrolado em volta do corpo, deixando o ombro direito nu. Interessante também observar o clima natalino que ainda reina no fundo do estúdio (dá para ver melhor no final do vídeo). Dá para imaginar um jornal nacional, nesse estilo, sendo apresentado no Brasil? Os povos e suas diferentes culturas realmente são muito interessantes. Para poder ver o vídeo, clique aqui para baixá-lo (1,40MB de tamanho, pode demorar um pouco se a conexão for lenta).
Em breve mais.... escrevam !!!