The GHANA Blog
Incluído dia 15.11.2004
Estive na Croácia há menos de duas semanas. Há muitos lugares lindos por lá, principalmente na costa do Adriático. Vejam nesse link aqui algumas fotos de Zadar, onde participei da reunião do IDV, e de Zagreb, a capital da Croácia. As temperaturas lá estavam em torno de 15 graus, um verdadeiro alívio se comparado com os trópicos ganenses.
Também tivemos tempo de colocar no nosso site algumas das muitas fotos que fizemos durante nossa viagem pelo Nordeste. Se quiserem ver fotos de Pernambuco, Alagoas e Bahia, cliquem nesse link.
Na Costa do Marfim as coisas não andam nada bem. Accra agora está cheia de estrangeiros. No sábado fomos ao mercado e era quase insuportável a quantidade de gente circulando lá dentro.
Nos últimos quatro dias há muito movimento aéreo aqui em Acra devido à evacuação de estrangeiros da Costa do Marfim, que passa por uma crise terrível, à beira de uma nova guerra civil. Aviões militares, da ONU e de empresas privadas cruzam os céus o tempo todo. Acra parece que inchou com a vinda dos evacuados. Todos os hotéis estão cheios, muitos sem saber para onde ir depois de saírem da Costa do Marfim. Mas por aqui a situação é tranqüila, apenas há o movimento intenso porque este é o aeroporto mais próximo.
Essa tela pintei nos dias em que Marco viajou. Sempre nos momentos de solidão, reflito o que para mim é importante nessa passagem pela vida... O nome dessa pintura é “O suporte da união”.
Todas as semanas recebemos e-mails de pessoas que procuram informações sobre Gana. A maioria delas quer vir para cá para fazer negócio e não tem a menor idéia do que vai encontrar pela frente. A pergunta mais freqüente é sobre a segurança aqui. Eis uma pergunta que recebemos esta semana e a resposta que enviamos:
“Bom dia Marco sou xxxx e convidaram-me para ir trabalhar para o Ghana mais, concretamente para a cidade de Accra. Sabe-me dizer se accra é uma cidade segura para se viver e trabalhar ? Considera o povo local amistoso? Acha perigoso viver ai? por exemplo é preciso tomar algum tipo de precauções quando se anda na rua?"
“Ghana, em geral é muito seguro, não há problemas (quando comparado ao Brasil atualmente) com roubo de carros, assaltos, roubo de carteiras, seqüestros, invasão de casas etc. Mas, é claro, Accra tem 2 milhões de habitantes, então sempre há um pouco de violência (confusão e berros no trânsito etc), mas coisas muito pequenas se comparadas com o que normalmente acontece em outros lugares. É possível circular por toda a cidade, entrar em lugares muito pobres (equivalente a favelas), sem sofrer com violência. Sempre há pessoas pedindo esmolas, mas isso é feito como um “pedido” apenas.”
JP, vc pediu mais propagandas, dando continuidade ao blog anterior. Eis mais algumas que fotografei. Veja como um local especializado em operar hérnias faz propaganda. Será que algo assim funcionaria no Brasil? Há inclusive a versão masculina e a feminina para as hérnias:
|
Nestas duas fotos vemos que o futebol por aqui também é uma paixão. Ontem (domingo) havia jogos do campeonato nacional. Estávamos caminhando pela cidade, quando, de repente, ouvimos berros e caras saírem correndo de dentro das casas. Era a comemoração de um gol. Claro que propagandas com futebol devem surtir um bom efeito. Na propaganda do biscoito aparece um dos mais famosos jogadores de Gana, ele se auto-proclamou “Abedi Pelé”. Por quê será?
|
Saí com amigos para dançar. Fomos em uma danceteria chamada “Macumba”. Eta nomezinho... A seleção de músicas não foi das melhores, mas em compensação a companhia dos amigos era boa, o ambiente era agradável e bem ventilado, e a pista de dança tinha um bom espaço. Gostei.
Em outros blogs já explicamos as festas de funeral. Acho que esqueci de explicar um detalhe, que só ficou claro que deveria explicar aos brasileiros quando estava na Croácia: tanto os croatas quanto os ganenses constumam anunciar a morte de uma pessoa em cartazes espalhados pela cidade. Há uma coisa dessas no Brasil? Acho que não, nunca vi. Abaixo dois anúncios ganenses e dois croatas. Os croatas, claro, não fazem, como aqui, uma festa com chope, banda e tudo...
Por falar em Croácia, essas duas fotos são boas para quem entende português e alemão. Vocês iriam freqüentar um bar e um restaurante com estes nomes? Eu só passei na frente...
E veja também um pouco de propaganda da Croácia, alguém já viu uma coisa dessas num Pollishop da vida?
E essa propaganda de uma escola de danças? A sorte que lá diz que a escola tem o nome “Samba”, mas que ensina danças latino-americanas. Não daria prá escolher outra foto, não?
Do Brasil trouxemos uma rede, coisa rara por aqui, já que é coisa de indígena. Até agora só vi em uma praia e mesmo assim eram de nailon, que devem deixar uma papa legal depois de um sono no calor... Com ela instalada em nosso jardim, dá para ter uma vidinha mais ou menos, ainda mais que ela sempre está na sombra. É o meu lugar preferido para leituras.
A campanha presidencial está pegando fogo. A eleição será dia 7 de dezembro. Dos candidatos a presidente, apenas dois têm chances reais de vencer: o atual presidente John Kufuor, eleito democraticamente e há quatro anos no cargo, e o candidato Atta Mills, que representa o partido que estava no poder praticamente nos últimos 30 anos (os 8 últimos anos democraticamente, o resto em forma de ditadura). Também haverá eleição para o parlamento. Meu colega de IDV e diretor do GIL, Sebastian Bemile, deixou de ir para a Croácia para dedicar-se à campanha. Há quase dois meses está no norte do país, onde fica o seu reduto eleitoral. Eis algumas das propagandas espalhadas pelas ruas:
|
Comecei a fazer uma coleção das pinturas do Mickey Mouse por aqui. Acho elas muito mais interessantes do que a figura do Mickey que eu até então conhecia. Tem muitas versões... aos poucos vou mostrando...
|