The GHANA Blog
Incluído dia 03.07.2004
Este é o último blog antes de nossa ida ao Brasil. Sairemos daqui na próxima segunda (05.07) e ficaremos até o final de setembro de férias. Estamos felizes de estarmos indo ver os amigos e a família.
Nessa tela retratei alguém fazendo um novo modelito capilar. O nome do quadro é "penteado". Tirar uma foto de alguém no meio da “transformação” é uma ofensa, pois mexe muito com a vaidade. Nas ruas tem vários lugares onde se compra cabelos de tudo que é cor, tamanho e formato. Elas fazem penteados incríveis. Pouquíssimas mulheres usam o cabelo curtinho e natural, a maioria alisa ou faz rasta. Eu as acho lindas de qualquer jeito...
Essas duas pinturas fiz para enfeitar uma parede aqui em casa. A inspiração veio quando tive dificuldade de encaixar num suporte, um vaso antigo que achei no quintal...
Finalmente experimentei o famoso fufu. A aparência é parecida com banku, mas o gosto bem diferente. Achei bom, apesar de ser gosmento. O molho que acompanhava o prato eu não gostei, era uma mistura de sardinhas secas, carne de porco e molho de tomate. Com outro molho deve ser mais gostoso.
Estar aqui é bom mas estou muito feliz por essas férias no Brasil, já estou contando os dias.
O nome dessa tela é “Pensador”. Cabeça maior que o corpo...
Agora nessa época das chuvas a quantidade de mosquitos aumenta ainda mais, e o medo de pegar uma malária também. Cuidamos bastante, sempre usando inseticida, o famoso “boa noite” que fica queimando 10 horas, repelente.... mesmo assim ainda somos atacados por essas pragas.
Aqui “ainda” existe a discussão nas igrejas cristãs, se as mulheres podem ou não ir de calça a igreja. Por enquanto ainda não, pois segundo eles a calça foi “criada” para os homens e saias e vestidos para mulheres, fazer o que... O que fazer então com as vestimentas de todos os muçulmanos que usam trajes que na verdade são vestidos... ai ,ai... eta confusão por nada...
O nome dessa tela é “As mãos do tempo”.
Muitas vezes já falei sobre o trânsito em Gana, que não é nada fácil. Abaixo duas fotos que ilustram fatos, tiradas durante esta semana. Em uma delas alguns « pastores » de carneiros simplesmente interrompem o tráfego pesado de uma das maiores ruas de Accra para poder atravessar a rua. Não sei de onde vinham, nem para onde iam, pois não há nada por perto que seja bom para carneiros. Na outra foto peguei, de surpresa, em um sinal de trânsito perto da cidade de Madina, o ajudante de motorista em plena atividade. Assim que o caminhão parou, ele abriu a porta, saltou, e jogou um grande bloco de madeira atrás da roda dianteira (o bloco já estava com ele na boléia). Assim que o sinal abriu, ele retirou o bloco, embarcou e o caminhão partiu. Achei ótimo, assim evita qualquer acidente, ao menos enquanto estiver parado. Só não sei como faz para frear enquanto estiver andando. Deve ter um método criativo, pouco lógico, que funcione.
Além das fotos no trânsito, também consegui achar mais um caixão interessante. Este estava no meio de uma loja normal de móveis. Achei um charme, todo revestido com vidro espelhado. Alguém se candidata a ser o consumidor final?!?
Dessa vez escrevi sobre religiões no Daily Graphic: “The Afro-Brazilian religions”.
Em uma reportagem de outro jornal, o Daily Guide, a Ro e eu aparecemos e uma foto (primeira foto em cima na esquerda). Estamos junto com Mark Davies, dono da Busyinternet, durante a abertura do 1° Festival de Filmes Brasileiros em Gana.
Próxima versão do blog agora só em final de setembro ou início de outubro! Até lá! Tem sido muito legal organizar este blog e ver a reação das pessoas. Todos acabam se divertindo, aprendendo e para nós é bom estar em contato com os amigos e a família.
Adinkra XIX
Para entender o que esta série está explicando, veja seu início no dia 01.12.2003.
|
AGONAHENE GWA: Banco do chefe Agonahene. Pode variar, dependendo de quem assume o poder. |
|
EJISUHENE GWA: Banco para o Ejisuhene (hene = chefe) Ejisu, um lugarejo a 20 km de Kumasi, tem presença importante na história do povo Ashanti. |
|
KUMAWUHENE GWA: Banco para o Kumawuhene. |
|
MAMPONGHENE GWA: O banco do Manponghene, que se torna vice-chefe do império Ashanti na ausência do Asantehene. Seus antepassados tiveram sucessos nas guerras Ashanti. |
|
TAFOHENE GWA: O banco do Tafohene. Banco parecido com o ‘nyansapow’, só que sem o “nó” no meio. |
Nota: todos estes bancos descritos aqui e nos blogs anteriores são esculpidos em uma única peça de madeira, sem uso de emendas, colagens ou pregos.