The GHANA Blog


voltar


          Incluído dia 22.12.2003         


Como já escrevi anteriormente, o inglês dos ganeses nem sempre é fácil de ser entendido. Aos poucos a gente vai ouvindo detalhes. Sempre ouvia eles falarem coisas e no meio do nada eu ouvia um “distinct” com pronúncia muito estranha. Achei muito engraçado ouvir um “distinto” no meio de frases em que não cabia esta palavra. Aceito isso, passei a ouvir o “distinct” como algo sem significado na frase. A pronúncia é “tistincg”. Semana passada descobri que essa pronúncia na verdade significa “these things”, que também é de significado vazio (“essas coisas”), assim como os jovens usam no Brasil atualmente o “tipo assim”.

Na terça-feira aconteceu uma cena boba. Fomos buscar uma encomenda no correio e eu fiquei no carro, mas, como estava muito quente, resolvi ficar do lado de fora. Eu estava com calça e uma blusinha completamente normal, ao menos para nós, mas ficava à mostra uns 2cm da minha barriga. De repente parou um homem maltrapilho na minha frente cruzou os braços ficou me olhando com cara feia e começou a perguntar se aquela roupa era boa para mim. Primeiro não respondi mas como ele insistia em uma resposta falei que sim que a minha roupa estava muito boa. Aí ele começou a chacoalhar a cabeça e gritar que aquela roupa não era boa, não era boa para Ghana, não era boa para o país. Como eu nem dei bola ele foi falar com um guarda que estava ali perto. O coitado do guarda apenas deu uma risadinha para mim e nem ligou para o louquinho que saiu puto da cara.

Ghana é um país com plástico espalhado por tudo. Um dos culpados disso é o próprio governo, que, a partir de uma boa intenção inicial, exigiu por meio de lei, há alguns anos, que a água potável fosse colocada em saquinhos de 500ml. Antigamente a água era vendida nas ruas por pessoas equipadas com baldes e canecas. As pessoas compravam uma canecada e bebiam. Como todos bebiam da mesma caneca, a taxa de transmissão de doenças era muito elevada. Hoje os saquinhos são vendidos como “pure water”, os vendedores estão sempre nos sinais berrando “piu vóda”. Esses saquinhos são jogados em qualquer lugar, porque não há lixeiras instaladas. Até hoje acho que vi somente duas em vias públicas. Uma estava cheíssima e a outra quebrada.

Ouvimos uma música do Milton Nascimento tocar na rádio, é uma delícia a sensação que causa esse tipo de coisa quando se está longe de tudo e todos...

Fotografei este sunset maravilhoso no início da semana. Aqui o pôr-do-sol é muito bonito, o sol sempre parece uma grande bola vermelha.

Esta é uma fotografia no mínimo engraçada: lado a lado estão Bin Laden, Kofi Anan e Bush. Aqui as pessoas podem encomendar o retrado preferido para artistas de rua. Os quadros são usados para enfeitar as casas. Durante esta semana também foi possível comprar, nos sinais, cartazes grandes e coloridos com fotos sobre a captura de Sadam, igualmente pendurados nas salas de estar como enfeite. Acho incrível como os ganeses são rápidos para certas coisas...

Curupira Abelardo: Mais uma vez agradeço pela leitura e a viagem que faço no "blog" de vocês. Rosiane como vão as pinturas? E as cervejas por aí são boas?

Abelardo, numa avaliação geral, as cervejas são médias, não tão boas quanto as alemãs, é claro, mas apenas um pouco abaixo das brasileiras. Nos bares, o negócio é pedir uma “large Star” de 625ml, tipo lager  e 5% de álcool, também há a “mini” de 330ml. Prá você que é Curupira, uma boa notícia: todas as cervejas são em garrafa, retornáveis. Ghana não tem produção de latas ou de garrafas descartáveis, como nós no Brasil. Uma large custa ¢ 6.000,00 (R$ 2,00) e a mini ¢ 4.000,00 nos armazéns; nos bares a large custa de ¢10.000,00 a ¢ 12.000,00 e a mini de ¢ 6.000,00 a ¢ 10.000,00. Há outros tipos de cerveja como ABC, Gulder, Club (horrível, já dá dor de cabeça antes do primeiro gole) e a Guiness extra smooth, escura, de produção ganesa, também muito boa, herança da colonização inglesa. Latinhas só há importadas, custam pelo menos US$ 1,00 cada. Uma coisa engraçada: nos supermercados não há bebidas alcoólicas, pois são todos administrados por libaneses. Sua crença não permite fazer algo assim. Para completar a hipocrisia e não perder dinheiro, eles instalam uma lojinha do lado do supermercado, especializada em bebidas alcoólicas. Na foto a seguir, uma large e uma mini Star. Ao fundo a mesa com os computadores, onde eu e a Rosiane estamos preparando o Blog de hoje.

Abelardo, aqui é muito legal para quem gosta de arte. Como tenho bem mais tempo do que no Brasil, a inspiração também flui melhor. Eu sempre me neguei a pintar pessoas, mas aqui é o que de mais interessante tem, pelo menos para mim. Então finalmente consegui deixar um pouco do perfeccionismo de lado e pintar  pessoas estilizadas do meu jeito. Nessa tela retratei os alunos. Nas ruas nós sempre vemos um monte deles com esse uniforme marron e laranja, eles ficam uma graça. As escolas e o pátio obviamente não são tão certinhas nem bonitas,  mas eu como sonhadora posso decidir onde colocar meus aluninhos.

 

Descobrimos que existe a radio BBC de Londres aqui em FM. É muito bom ouvir. Escutamos pelo menos uma vez por dia algo sobre o Brasil e, por incrível que pareça, na maioria da vezes são coisas boas. Hoje, por exemplo, ouvi uma entrevista interessante com Noam Chomsky, elogiando o desenvolvimento atual do Brasil e sobre uma banda brasileiro-escocesa, que mistura as tendências dos dois países. Muito interessante.

No instituto fizeram fotos dos alunos para colocar no calendário de 2004. Vou aparecer nele também como “a branquinha”, pois, segundo eles, é um meio de chamar atenção de que o instituto é aberto a todos internacionalmente...

 

Essa foi a semana de provas no instituto, agora estamos de férias até o dia 04 de janeiro.

Adinkra IV

Para entender o que esta série está explicando, veja seu início no dia 01.12.2003.

Sankofa (volte e pegue). "SE wo werE fi na wosankofa a yenkyi." Não é nenhum tabu retornar e pegar o que se esqueceu. Sempre pode-se corrigir os erros.

Keerapa (Musu yide). Boa sorte, santidade! "Kerapa te se okera.Okyiri fi." A santidade é como um gato, odeia a sujeira. Símbolo de santidade e de boa sorte.

Fihankra (a casa circular de uma casa completa). Isso significa segurança ou certeza dentro do lar.

Nyame nwu na mawu. Se Deus (Nyame) morrer, também quero morrer. Significa existência pertétua.

Ohene niwa (nos olhos do rei). O rei sabe muito e tem muitas posses e nada deve ser escondido dele.

 

Em breve mais.... escrevam !!!

 

voltar