The Barbados Blog

Autores

bandeira de Barbados

 

EDIÇÕES

19.09.2005

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LINKS

schaumloeffel.net

rosiane.net

The Ghana Blog

19.09.2005

Olá pessoal! Estamos de volta com um novo blog, depois do sucesso inesperado do Ghana Blog nos dois últimos anos, com uma média de mais de 5.000 leitores/mês, apesar da idéia inicial ter sido só compartilhar nossa vida, em um país quase desconhecido para nós brasileiros, com um pequeno grupo de amigos. Perguntas vieram de todos os cantos do mundo, e-mails, pedidos de informações, dicas e até mesmo visitas de verdade. Viver no Gana foi uma experiência fantástica que rendeu um livro sobre os "Tabom" (em breve mais infos aqui), muitas idéias de pinturas para a Rosiane e muito mais coisas que ficam para o resto da vida. Baseados nisto, resolvemos fazer um novo blog do país onde estamos desde 01.09.2005: Barbados, uma pequena ilha do Caribe. Esperamos que aos poucos vocês descubram-na conosco. Boa leitura!

Barbados, aqui estamos. Aos poucos estamos nos habituando a este novo país, uma ilha, pequena mas fascinante. No começo o importante é arrumar um espaço onde se possa fazer dele um lar, aquele lugarzinho que é seu refúgio. Aqui nao foi complicado achar moradia, pois tem muitos turistas que vem passar temporadas, então sempre tem coisas mobiliadas para alugar.

A imagem acima, composta por mim (assim como as próximas) a partir do programa World Wind da NASA, mostra nossa rota de "migração" do Brasil para a África e de lá para o Caribe. Abaixo está o Caribe, com uma flecha indicando a posição exata de Barbados:

Barbados fica acima, a nordeste da Venezuela, numa área chamada de West Indies (Índias Ocidentais), juntamente com várias outras ilhas pequenas, algumas países independentes, outras ainda pertencentes a países colonizadores, como é o caso da vizinha ilha de Martinica, território francês além-mar. A imagem abaixo mostra só Barbados. A flecha com o número "1" mostra o lugar onde moramos, no bairro de Hastings (paróquia/município de Christ Church); já a de número "2" indica onde fica meu local de trabalho, a University of the West Indies. Barbados é dividida em 11 diferentes parishes (paróquias/comunidades), os nomes estão todos na imagem. A costa Oeste/Sul, onde moramos, é a mais habitada, como se pode observar. O mar do Caribe é mais calmo do que na costa Leste, de mar Atlântico aberto.

Ao contrário das outras ilhas próximas, de formação vulcânica e, portanto, com altitutes maiores, Barbados é de formação coralítica, com relevo de pouca elevação, não passando dos 300m de altitude em seu ponto mais alto. Aos poucos mais informações de ordem técnica/geográfica e aspectos da história virão. O blog de hoje serve apenas como introdução.

„Um salto no claro“. Mudanças sempre exigem muita flexibilidade. Minha primeira pintura em Barbados:

Uma das praias mais populares de Barbados fica bem próxima de casa e .... acreditem! ... chama-se "Accra Beach". Já fomos várias vezes a "Accra" desde que estamos aqui. Perguntei a algumas pessoas sobre o porquê do nome, até agora ninguém soube me explicar, mas deve haver uma razão. Alguns dizem que é por causa do hotel na beira do mar, que tem o mesmo nome, o que acho duvidoso. Talvez tenha a ver com a história de Barbados, que recebeu muitos escravos da África Ocidental, especialmente do Gana. Vamos ver se descobrimos alguma coisa. Além do nome, Accra Beach não tem muitas semelhanças com as praias de Accra. A prova da coincidência e da existência estão abaixo. Accra Beach é uma praia que recebe muitos turistas, embora a maioria dos frequentadores sejam moradores da ilha. Se observarem bem, verão no canto superior direito da foto abaixo, que há um navio afundado ali propositadamente, que serve para fazer snorkel para quem gosta de observar a vida marinha com seus peixinhos multicolores.

Aqui a Rosiane em frente ao "Accra Beach".

O povo é bastante educado e acostumado a tratar bem os turistas, principal fonte de renda.

Grande parte das casas são de madeira, algumas já bastante velhas, mas de estilo interessante e apaixonante.

O dinheiro daqui é o Dólar Barbadiano (BD$) e tem câmbio fixo com o Dólar dos EUA, o que facilita a comparação de preços. US$ 1,00 é igual a BD$ 2,00, ou, mais exatamente, 1,98. Tudo é bastante caro, pois é importado, mas mesmo os produtos locais têm preços altos. O salário médio é alto. Antes que alguém peça, eis a foto "dos dinheiros" e de todas as moedas daqui.

A maior parte dos produtos dos mercados vem dos EUA e, como conseqüência, já notamos que a dieta da galera daqui não é das melhores, a maioria é bem gordinha...

O nível de vida das pessoas aqui é bastante bom. Segundo o IDH da ONU, Barbados tem a melhor posição entre os países em desenvolvimento (30° lugar), boa distribuição de renda e alto índice de alfabetização (+ de 98%), o que se reflete na qualidade de vida e nos baixos índices de violência.

Em breve mais.... dúvidas, perguntas? Escrevam !!!

Rosiane Spredemann


Marco Aurelio Schaumloeffel


Rosiane Spredemann, 28 anos, artista plástica autodidata,  apaixonada por pessoas, nasceu em Curitiba e antes de Barbados viveu os dois últimos anos no Gana (África Ocidental), onde seu estilo de pintura e suas influências culturais sofreram grande mudança. Para conhecer seu trabalho visite a página rosiane.tk. Seus textos estão na cor laranja-avermelhada.


Marco Aurelio Schaumloeffel, 31 anos, nasceu em Dois Irmãos - RS, é lingüista, professor de português e alemão, foi enviado a Barbados em 2005 pelo MRE/Itamaraty para exercer a função de leitor/professor universitário na University of the West Indies. Em 2003 ele já havia sido enviado ao Gana também como  leitor. Lá escreveu um livro sobre a história dos "Tabom", a comunidade de afro-brasileiros do Gana (no prelo), e elaborou o  "Ghana Blog", juntamente com Rosiane. Mais detalhes em seu site pessoal schaumloeffel.net. Seus textos estão na cor branca.